💰 Polícia Federal encontra R$ 1,3 milhão em caixas de sapato durante Operação Specula em Foz do Iguaçu

A Polícia Federal revelou, nesta quinta-feira (3), detalhes da Operação Specula, deflagrada em Foz do Iguaçu, com foco no combate a uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas. Durante a ação, os agentes localizaram R$ 1.354.600,00 em dinheiro vivo, escondidos dentro de caixas de sapato.
Além do montante em espécie, a operação resultou na apreensão de cinco veículos, três motos aquáticas, um quadriciclo, diversos aparelhos telefônicos e documentos que devem aprofundar as investigações.
🚛 Drogas transportadas até em caminhão dos Correios
Segundo a PF, parte das drogas era transportada por um caminhão identificado como pertencente aos Correios, mas operado por uma empresa terceirizada. O grupo utilizava compartimentos ocultos em veículos de carga — como fundos falsos e pneus — para esconder os entorpecentes. Em algumas ocasiões, cal hidratada era usada para disfarçar o cheiro da droga.
🕵️♀️ Investigação começou em 2024
A investigação teve início em outubro de 2024, após a identificação de movimentações suspeitas em um galpão localizado no bairro Parque da Lagoa, em Foz. O local era utilizado como entreposto logístico para armazenar e distribuir entorpecentes a diversos estados brasileiros.
A Operação Specula representa mais um desdobramento da atuação da PF no enfrentamento ao narcotráfico em áreas estratégicas da tríplice fronteira, e novas fases não estão descartadas.