VOCE SABIA QUE FOZ DO IGUAÇU TERA UM PEDAGIO DENTRO DA CIDADE?

VOCE SABIA QUE FOZ DO IGUAÇU TERA UM PEDAGIO DENTRO DA CIDADE?

As obras do novo pedágio na BR-277, em Foz do Iguaçu, fazem parte da concessão do Lote 6 das Rodovias Integradas do Paraná, atualmente sob responsabilidade da concessionária EPR Iguaçu. A empresa assumiu a gestão do trecho em 16 de maio de 2025, com um contrato de 30 anos que prevê investimentos significativos em infraestrutura e segurança viária.

Intervenções Previstas para Foz do Iguaçu

No perímetro urbano de Foz do Iguaçu, estão programadas as seguintes obras:

  • Construção de duas passarelas nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade, visando melhorar a segurança de pedestres.
  • Implantação de um dispositivo em desnível no km 725 da BR-277, próximo ao Posto Três Fronteiras, para facilitar o fluxo de veículos.
  • Adição de seis quilômetros de faixas adicionais entre os km 721 e 727, com o objetivo de aumentar a capacidade da rodovia.

É importante destacar que o Trevo do Charrua não está incluído no contrato atual. No entanto, há discussões em andamento entre a concessionária, o município e o governo estadual para viabilizar essa intervenção, o que poderia implicar em ajustes na tarifa de pedágio.

Cronograma de Execução

As obras estruturais estão previstas para iniciar a partir do terceiro ano de concessão, ou seja, em 2028. No entanto, as intervenções específicas em Foz do Iguaçu devem começar entre o quarto e o quinto ano, estimando-se o início entre 2029 e 2030. Esse prazo é necessário para a elaboração de projetos executivos, obtenção de licenças ambientais e realização de estudos técnicos.

Cobrança de Pedágio

A cobrança de pedágio ainda não foi iniciada. Ela ocorrerá somente após a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ampla divulgação aos usuários. A tarifa básica máxima prevista no edital é de R$ 0,17578 por quilômetro, o que resultaria em aproximadamente R$ 28 para o trajeto entre Foz do Iguaçu e Cascavel.

A EPR Iguaçu já iniciou os trabalhos preliminares, incluindo manutenção do pavimento, instalação de equipamentos e serviços de atendimento ao usuário, como socorro mecânico e atendimento médico.

Essas ações visam melhorar a infraestrutura rodoviária e a segurança dos usuários, além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região.

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